sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Rio de Janeiro, 16 de Setembro de 2016.

Hr. 17:01

ORGULHO E PRECONCEITO

RECONSTRUINDO A SI MESMO

Resultado de imagem para imagens da queda do muro de berlim
Imagem da Queda do Muro de Berlim. (Fonte: Google Imagens)

Boa tarde a todos!
Hoje vou falar sobre algo imprescindível àqueles que desejam conhecer a Verdade. Algo implantado nas mentes ao longo da História que transformou-se na mais poderosa barreira a ser superada para reconstruir a si mesmo, de dentro pra fora. Uma berreira tão alta que impede de ver o Horizonte além dela. Tão profunda que interrompeu o aprofundamento de suas próprias raízes. Tão larga que só permite andarmos da esquerda para a direita e para trás. Tão espessa que que não se pode transmitir ou receber os Ecos da Verdade através dela, apenas a voz que vem de trás. A esta barreira que eu chamarei de Orgulho e Preconceito.
Antes da Grande Mudança em minha vida tudo o que eu pensava saber e crer formavam os tijolos de construção desta barreira. Eu não era capaz de me demover de absolutamente nada do que eu acreditava ser Verdade! Tinha um orgulho avassalador e um preconceito formado pela educação social e religiosa que me faziam sentir o próprio dono da Verdade. Minha "sabedoria" era capaz de convencer os mais ignorantes, ou menos "sábios" que eu, com argumentos tão ultrapassados que, hoje, me envergonho deles. Meus argumentos de fuga contra assuntos que não dominava me faziam parecer um nobre erudito diante de meus opositores que, mediante toda ignorância, davam-se por "vencidos". Porém, algo aconteceu em minha vida que, como uma primeira explosão, começou a rachar, ainda que superficialmente, a barreira do orgulho e do preconceito: o pedido de separação da mãe dos meus filhos. Sim! O orgulho de ser marido, pai, chefe de família, digno, honrado, honesto e fiel eram alguns dos tijolos... O preconceito de ter sido dispensado e fazer parte do grupo de "homens maus" - porque geralmente é este o motivo das separações - me corroía de tal maneira que passei meses sem sair de casa, embora não tenha sido este o caso.
Solitário e imerso no mar do orgulho e do preconceito busquei, em minha fé, uma tábua de salvação. Desprezando completamente o livre arbítrio da ex-mulher foquei toda a fé que tinha na esperança de tê-la de volta e quanto mais o tempo passava mais a distância aumentava entre nós. Todos aqueles que compartilhavam da minha "dor" alimentavam minha fé e esperança de que tudo passaria. Mas não passou! Agora, com os alicerces de minha crença abalados, mais uma bomba explode no muro do orgulho e do preconceito; uma perspectiva diferente de tudo o que eu acreditava saber e crer. Alguém me disse: "Tudo isto em que você acredita ser verdade É MENTIRA!" Aquela explosão afetou minha audição e provocou um deslocamento tão grande no "ar" que eu respirava - meus conceitos - que fui arremessado de minhas bases- fé - caindo na lama do preconceito formada por minhas próprias lágrimas. Atordoado e sem poder raciocinar claramente, reuni forças de meu orgulho e, cambaleante, me pus de pé. Mas algo já havia se rachado no Muro! E, ao observar que ele poderia ser abalado algo aconteceu lá no fundo do meu "espírito"/mente; uma PERGUNTA...

Resultado de imagem para imagenS de INTERROGAÇÃO  
Será que ELE está certo e EU errado?!
Esta primeira pergunta foi a mais poderosa "arma" - que eu mesmo produzira - para abalar os alicerces e a estrutura da barreira que havia sido construída em minha mente! Eu havia aberto a Mente à possibilidade de estar errado. A partir daí meu desejo era contemplar o horizonte nunca antes visto, andar para frente, aprofundar minhas raízes e redescobrir quem e o que EU SOU. Mas, precisava destruir completamente o Muro do Orgulho e do Preconceito que se tornaria a maior barreira para atingir meu equivocado objetivo; provar que EU estava certo...!
Nunca imaginei que estando parado - porque me recusei a andar para a esquerda, para a direita e para trás - poderia empreender tão dura e longa caminhada. Foi então que entendi que assim era porque já estava viajando para dentro de mim mesmo. Quanto mais eu me encarava, mais medo sentia até que encontrei um "Amigo" de quem nunca mais me afastei até hoje: o DICIONÁRIO! Foi ele quem começou a me mostrar porque eu havia errado tanto na compreensão das coisas. Ele me disse que PALAVRAS têm sempre mais de dois sentidos e para se compreender uma ideia é preciso dominar todos estes sentidos. Este "Amigo" vai trazer a você, agora, a definição das palavras contidas no título deste texto:

ORGULHO: "É um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização ou um sentimento elevado de dignidade pessoal. Em Português a palavra orgulho pode ser vista tanto como uma atitude positiva como negativa dependendo das circunstâncias. Assim, o termo "pode" ser empregado de maneira errada tanto como sinônimo de soberba e arrogância quanto para indicar dignidade ou brio".

Surpreendentemente um dos muitos sinônimos da palavra orgulho é "vento". Em algumas religiões é também sinônimo da palavra "espírito"! Está na hora de mudar a direção do vento em minha vida, pensei ao ouvir as palavras de meu "Amigo".
Observe na definição a palavra pode entre aspas. O que isto lhe sugere? Será que eu não posso empregar de maneira errada a palavra orgulho? Por que?!!! Quando "meu orgulho" é constituído de conceitos impostos por terceiros e não de minha livre escolha, EU POSSO e VOU SEMPRE empregar de maneira "errada" a palavra orgulho para ME definir!

Ante de analisarmos a palavra preconceito, visto que esta é formada por um prefixo e um sufixo dos quais é necessário entender o significado, vejamos a definição de pré e de conceito:

PRÉ: "refere-se ao preparo de algo ou o que está antes do início." O único sinônimo é "antes".

O que é preparado antes do quê, ou antes do início de quê? A resposta é obvia! Há uma preparação antes da formação de qualquer conceito, mas quem são os responsáveis por esta preparação?...

CONCEITO: "Definição, concepção, ideia, opinião. Representação de um objeto pelo pensamento por meio de suas características gerais. Interpretação da experiência."

Tomemos por base a "interpretação da experiência" para algumas questões a mais: Quem seriam os mentores da "experiência" que antecede a formação de um conceito? Que verdades ou mentiras se ocultariam nesta "experiência" formadora de conceitos? Seria, por estas interpretações, a palavra preconceito de cunho negativo? Não seria, então um conceito pré-formado por aqueles que geram a "experiência" por nós superficialmente observada?
Nossos conceito são o resultado da observação da História - Política, Social, Religiosa... -  que, antes, foi "contada" aos formadores de toda e qualquer opinião. Ficam, assim, todos os nossos conceitos impregnados pelos preconceitos dos divulgadores da "experiência" que EU chamo de História!

PRECONCEITO: "Conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério. Superstição. Prejuízo. Erro."

Ora, se o pré-conceito é um conceito formado formado antecipadamente e conceito é a representação de um objeto - neste caso específico, a História -  pelo pensamento por meio de suas características gerais, não seriam os formadores, dos conceitos, preconceituosos?! Teríamos, todos, então, conceito formados por preconceituosos!
Se a Verdadeira História nos tivesse sido contada a palavra preconceito não constaria no Dicionário. Isto porque, munidos da Verdade, todos formaríamos um mesmo conceito de Realidade sem as armadilhas da Mentira!
Além de me ensinar os poderes positivos e negativos das palavras, meu "Amigo" me ensinou a questionar as entrelinhas contidas em suas próprias definições...
Ainda estou Reconstruindo a História, já percorri um longo caminho, mas sei que é só o começo. Não me preocupam o espaço percorrido até aqui, nem onde estou agora, nem o que ainda falta percorrer. Só me vejo no fim da Estrada abraçando forte minha querida e amada Verdade!

QUESTIONE-SE, VOCÊ TEM AS RESPOSTAS!
Resultado de imagem para imagenS de INTERROGAÇÃO
Fonte: Google Imagem

Marcelo S.A.
Hr. 20:20 





















Nenhum comentário:

Postar um comentário